sábado, 8 de agosto de 2009

Lapadas, Pauleiras e Pedradas - 89 A Revista Rock - Ano 1 nº 1 - Dezembro de 97





Raimundos, a banda mais barulhenta das rádios brasileiras volta à cena com o quarto disco paulada. "Lapadas do Povo" chega arrebendando com hardcore do começo ao fim. Conheça as pauladas faixa a faixa.

Andar na Pedra
Peso metallico e letra que fala de caos e dos caminhos pedregosos que as pessoas (talvez a própria banda) às vezes percorrem. Rola direto e reto na programação da 89FM.

Véio, Manco e Gordo
Hardcore porreta. A letra intima a galera a levantar a bunda e se exercitar. Geração saúde na visão peculiar dos Raimundos. Faz você olhar pra aquela barriga de cerveja e pensar.

O Toco
Raimundos clássico. O tema é a cannabis - "se não faz mal, alivia a dor". Assédio de fãs e batidas policiais também fazem parte da letra, que, reza a lenda, surgiu de um sonho malucão do batera Fred.

Poquito Más (Healthy Food)
Flerte com o ska. Levada dançante e refrão grudento. Prima-irmã de "Palhas do Coqueiro" e "Opa! Peraí, Caceta". Séria candidata a hit.

Wipe Out
O título é emprestado de clássico dos Surfaris, porém o som tem pouco a ver com surf music. Lapada marítima nervosa, que revela mais uma paixão da banda: o surf.

CC de com Força
Pauleira curta, grossa e fedorenta. Bateria arrasa-quarteirão e letra exaltando a catinga (não confundir com "caatinga"). Cheiro de cabra, som de macho.

Crumis Ódamis
Mais hardcore na veia. Vocais em fast foward cantam, entre outras coisas, a vida na estrada: "Durmo mal, comendo bem, fazendo grana pelo mundo".

Bonita
Outra típica canção raimúndica. Baladinha rápida. Manemolência sacaninha acompanhada por punk rock altamente dançante.

Ui, Ui, Ui
Vinhetacore composta pelo chapa Telo, vocalista da primeira banda de Digão, Filhos de Menguele. Quarenta e sete segundos de pura escatologia.

Oliver's Army
Cover ramônica para a balada antimilitarista de Elvis Costello. Rodolfo se dá bem cantando em inglês.

Nariz de Doze
Raimundos encontram Arquivo X. A letra, bem sacada, fala da galera que sai pra caçar os marcianos "cabeça de abacate com os olhinhos de japonês" que aterrorizam a vizinhança. Cuidado, ET de Varginha.

Pequena Raimunda (Ramona)
Versão para clássico dos Ramones. A Ramona do original vira a velha conhecida Raimunda que "de quatro fica maravilhosa, na 3x4 é horrorosa". A composição é das antigas, circa 88.

Baile Funky
A melhor lapada do álbum. Letra vigorosa que expõe o novo lado "politizado" dos rapazes ("Ladrão que rouba mesmo é bem vestido"). Peso, suingue, crítica social. Rage Against The Machine gabiru.

Bass Hell (Bônus Crap)
Scratches, guitarras jazzy e barulheira infernal. A faixa final é uma mistureba do cão, totalmente atípica dentro do universo dos Raimundos. Um quase rap, quase instrumental. Agradável surpresa.




Acredite se Quiser

É possível prever o futuro através de cartas, búzios, números e outros instrumentos? Você bota uma fé nas adivinhações que rolam na TV nos finais de ano? Meio céticos, meio crédulos, escolhemos seis dentre as bandas nacionais que estão nos ouvidos da rapaziada e consultamos cinco dentre os mais conhecidos profissionais da adivinhação no país para saber o que 1998 reservará para o rock brasileiro.

Mãe Dinah - Vidência

"Já estes aqui", aponta para os Raimundos, "são unidos, mas muito acomodados; um deles gosta de deixar tudo para amanhã, eu acho que é este aqui (o baixista Canisso), que tem um jeitão bem tranquilo. Eles precisam acordar para fazer sucesso lá fora", aconselha.

Pai Celso de Oxalá - Búzios

Na seqüência, ele joga os búzios para os Raimundos e diz: "Sucesso eminente. Eles ganharão muito dinheiro fazendo turnês. Mas devem tomar cuidado, pois pode haver traição envolvendo dinheiro". E completa: "Um deles terá, caso já não tenha, um problema numa das pernas e outro deve prestar muita atenção em seus problemas amorosos".

Kléber Sincorá - Numerologia

"Existem duas tendências para quem lançou disco em 1997: o estouro ou nenhum sucesso, é 8 ou 80", afirma Kléber, ligado no CD dos Raimundos, "Lapadas do Povo". "Como eles já estão na plataforma do sucesso, é provável que eles continuem". Apesar de ser a banda mais antiga e aparentar mais estabilidade em relação ao mercado fonográfico, a numerologia acusa que os Raimundos "não são uma banda muito favorável". "O que pode favorecê-los é a experiência. Em 98 deve surgir algum tipo de música ou letra nova que estoure, mas não é uma coisa muito clara", afirma Kléber, tateando os meandros da numerologia. "Agora, a relação entre eles vai estar bem equilibrada", completa.

Eloísa Guimarães - I Ching

Da primeira banda até o Dr. Sin, dona Eloísa foi falando coisas que se encaixavam. Quando ela começa a falar dos Raimundos, a primeira coisa que ela faz é ligar a banda ao Catapulta, afirmando que ambas as bandas possuem características semelhantes. Tudo a ver. Os Raimundos também são detalhistas e os integrantes devem evitar discussões em torno disso. O ano de formação dos Raimundos é 1994. Pela análise do I Ching, a banda vive de altos e baixos. "Eles estão fazendo sucesso e, de repente, sem explicação, podem despencar", explica dona Eloísa. Mas, segundo ela, os Raimundos terão em 98 um ano de criação. "Alguém da banda terá mil idéias", conclui.

Madá George - Tarô

Com a música "Infeliz Natal", do CD "Cesta Básica", rolando de fundo, Madá George vira as cartas para os Raimundos e diz que eles deveriam estar melhor do que estão. "Alguma coisa atrapalhou", afirma, mostrando que Raimundos, no tarô, é 12, que significa estagnação. Conselho para o próximo ano: "Remodelar". "Eles não podem continuar fazendo a mesma coisa", diz ela. Abre mais uma carta e explica que vê uma "quebra" em 98. Mas conclui que isso significa quebrar as formas "antigas" e tocar, compor ou se relacionar e isso servirá para melhorar o trabalho da banda. "Em 98 os Raimundos farão menos sucesso do que outras bandas", termina, recolhendo as cartas.



89 A Revista Rock - Ano 1 nº 1 - Dezembro de 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário