quarta-feira, 6 de maio de 2009

Entrevista - Digão - 2009

Mais uma vez o Mundo Ibox vem trazer informações e conteúdos para todo mundo. A nossa "vítima" dessa vez foram os Raimundos. Confira a entrevista exclusiva feita com o Digão. Além da realização importante, também vocês vão conferir um papo sério, direto e divertido.



Entrevista concedida a Otávio Lamartine, do site Mundo Ibox, no dia 04/05/09.

Mundo Ibox - Ao observarmos a história do Raimundos vemos que mudanças, ao longo dos anos ocorreram, desde a saída de integrantes até mudanças no próprio som. Mas a essência, as ideologias que fundamentam a banda, continuam as mesmas?

Digão - A essência continua a mesma e cada dia mais Raimundos! A meu ver, a parte ideológica mudou um pouco, pois não vivemos as mesmas coisas do passado, falar de maconha o tempo todo já não é a minha praia, pois não fumo a 5 anos! Mas tem coisa melhor que falar de mulher!!?? Rsrsrsrsr isso continua a mil por hora!!!

Mundo Ibox - O lançamento do álbum "Só no Forévis", foi notoriamente um marco na carreira do Raimundos, tido como o cd de maior sucesso. Contudo, foi também concomitante ao inicio da “grande crise”. Como você associa estes dois acontecimentos tão marcantes e ao mesmo tempo tão antagônicos?

Digão - O "Só no Forévis" não foi o “causador” da “Grande Crise”, o Raimundos sempre foi uma banda problemática desde o começo, por ser uma banda com grande energia é normal que se tenha grandes problemas também, sempre foi assim! Sempre brigamos, mas na época do “Só no Forévis” a gente parou de brigar, e assim se acumulou coisas que antes eram lavadas na hora e culminou na ruptura em 2001. Mas foi uma ruptura unilateral onde os fracos não sobrevivem... Foi ótimo aquele tempo, mas hoje vivemos uma fase muito bacana que é de um (re) começo de banda. Não considero a fase de 2001 até a volta do Canisso em 2007, o nosso recomeço e sim agora que todos estão remando na mesma direção e com boas perspectivas pro futuro.

Mundo Ibox - Como foi gravar com Marky Ramone, já que foi uma das maiores influências da banda?

Digão - Foi a realização do nosso grande sonho! O ensaio foi a coisa mais louca da minha vida! Eu puxava uma atrás da outra e ele vinha com a batida original!!!! Foi Demais e até hoje eu lembro limpa e claramente na minha mente.

Mundo Ibox - A saída de Rodolfo ainda faz falta não só nas músicas, mas também no relacionamento que havia na banda?

Digão - O Rodolfo pra mim foi o melhor compositor que eu já conheci, ele faz falta sim e tenho saudade “daquele” Rodolfo que eu conhecia infelizmente esse não existe mais... É louco, mas é real! Hoje eu posso dizer que o relacionamento é bem mais sadio, pois estamos muito tranqüilos em relação a tudo! Vamos sempre animados pra fazer show, como se fosse uma excursão de 8ª série.

Mundo Ibox - Muitos riffs do Raimundos dos primeiros álbuns, como exemplo o CD "Lapadas do Povo", tinham uma levada mais pesada, alguns tendendo ao thrash e até ao death metal em certas passagens. Quais seriam as influências de bandas nesse estilo dos membros na banda naquela época?

Digão - A gente escuta sempre as mesmas coisas desde sempre! Somos Oldschool sempre! O Canisso sempre foi o mais “novidadeiro” da galera e sempre mostrava coisas bacanas! Conheci o SOAD através dele... Mas engraçado que naquela época estávamos escutando Sublime direto! Não sei como fizemos um disco tão tosco e agressivo! Ahahah!! Queríamos fugir do engraçadinho que tava rolando.

Mundo Ibox - Existe a possibilidade de uma turnê com a formação original?

Digão - Minha porta está aberta pras coisas boas! Mas só se for da vontade de todos! Sei que o Rodolfo não está preparado pra isso...

Mundo Ibox - Sobre os rumores que sairia ou saiu um CD da banda no início de 2009, existe mesmo essa possibilidade?

Digão - Um DVD Ao Vivo eu acho o mais apropriado...

Mundo Ibox - O Raimundos ainda tem a pretensão de alcançar a grande mídia novamente ou prefere continuar no meio underground?

Digão - Sempre fomos sem pretensão e pretendo continuar assim. O que é a grande mídia hoje? Não sei se o Raimundos se encaixaria nesses padrões de hoje, jamais vou pintar as minhas unhas pra seguir modinha! Nosso hardcore é visceral e verdadeiro e se a grande mídia gostar não vejo mal algum.

Mundo Ibox - O que os fãs do Raimundos podem esperar para 2009 e/ou projetos futuros?

Digão - Rock na Veia!!! Sem Afrouxos!!!!

Mundo Ibox - O que você vê como aspectos positivos e negativos no cenário do rock, no Brasil atualmente?

Digão - Realmente estamos vivendo uma grande entressafra de rock, pelo menos na minha percepção, pois gosto de rock visceral que me prega na cadeira e tira o meu fôlego! Até agora poucas bandas me deram essa sensação...

Mundo Ibox - O que achou da proposta do site de trazer informações tanto das bandas já consagradas quanto das desconhecidas, lado a lado?

Digão - O Rock precisa de espaço, tanto pras grandes como pras que estão começando, acho ótima a iniciativa do site porque a nossa grande mídia só sabe falar mal e não tem a capacidade de encontrar novos talentos! Não sei se é por preguiça ou por babaquice mesmo, mas os novos talentos estão por aí esperando pessoas como vocês darem o devido valor.

Pedro Frasson

7 comentários:

  1. sou um grande fã do Raimundos desde os idos tempos do cd homônimo Raimundos. Acho que o cd 'Só No Forevis' foi um dos piores cds lançados por eles, sem sombra de dúvida. O cd puxou muito para o lado pop, se tornou mais popular, perdeu toda a graça do rock pesado que tinha e veio a acabar poucos anos depois com a separação da banda.

    ResponderExcluir
  2. E aí Bea, beleza?

    Pois é, eu já acho o contrário. Eu penso assim, se no Lapadas o Raimundos perdeu aquele bom humor e aumentou o peso na músicas, no Só no Forévis eles voltaram com o bom humor, com excelentes composições e ainda deixaram o peso lá. Sobre a popularização do disco, acho que o que ocorreu foi que deu certo de "Aquela", "Mulher de Fases" e "A Mais Pedida" se tornarem hits nacionais pela qualidade das composições, acho que tudo ocorreu na hora certa. Eu gosto das composições e gosto MUITO da mixagem desse disco.

    Obrigado por visitar o blog, até!

    ResponderExcluir
  3. RODOLFO, VOLTA PELO AMOR DE DEUS!!!!!!
    ficou bom assim?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. SE O RODOLFO VOLTASSE SERIA UM ESTOURO...
    OS FÃS DARIAM TUDO PRA IR AO SHOW
    O RAIMUNDOS IRIRA ESTOURAR QUE NEM EM 2000

    ResponderExcluir
  5. Rodolfo já declarou bando de doidos! que não existe hipotese alguma de retorno, isso ficou claro em diversas entrevistas.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de mandar um Salve pro Digão falando que ele e o Canisso tão foda no Raimundos... é isso ae nao para nao galera!!! Quanto ao Rodolfo... Já era... rsrs
    O show da Virada foi do caraleo... rsrs
    Estou no aguardo do novo disco ae... que ja demoro pra sair.... espero que tu veja a mensagem Digão... e quanto as letras novas ainda continua foda sem o roldolfo mesmo.....
    Boa sorte pra vcs aeee...
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Kra falando serio! não existe a possibilidade do rodolfo voltar pro raimundos. mas existe a possibilidade do raimundos ir pro rodolfo.
    tipo um som de rodox... fui fã do raimundos no passado. hoje nao sou fã de ninguem, somente Jesus cristo. mas seria legal ver essa banda que influenciou minha vida , estar no meio cristao.
    Digão Que o amor de cristo um dia chegue ate voce...

    em uma entrevista sua voce disse que nao fala mais de maconha , mas somente de mulher...

    realmente mulher e algo muito bom...

    mas e algo pequeno perto do que Deus pode fazer em sua vida.
    o raimundos e algo pequeno perto do que Deus pode fazer...

    Desapega das pequenas coisas e Deus vai colocar grandes coisas na sua vida....

    O Raimundos Vai voltar sim....

    eu creio...

    Mas com o mesmo som...

    porem com letras maduras e que possam acrecentar algo de bom na vidas das pessoas...

    Um grande braço e Jesus Te Ama

    ResponderExcluir